Numa partilha de saberes interprofissionais necessários à compreensão da complexidade e subjetividade humanas, a obra Ensino, Saúde e Envelhecimento: Inter(Ações) Dialógicas, reúne textos na modalidade de artigos originais, resultados de pesquisas acadêmicas em diálogo com os campos do ensino, da saúde e da educação, com abordagens que compõem o mosaico que caracteriza a interação dialógica estabelecida entre conceitos e reflexões os quais estabelecem a conectividade entre os saberes, as pessoas, o mundo e a vida. Mais do que uma obra científica, a sua leitura possibilitará um encontro com autores que revelam paixão pela educação, pela história e pelo envelhecimento. Convidamos você a percorrer a obra, procurando identificar os elementos que congregaram os interesses comuns desta escrita, cujos fragmentos se harmonizam frente ao desafio de compreender a pessoa no seu percurso de aprendizagem, no seu percurso de vida e de envelhecimento, aspectos estes, resultantes da composição de diferentes olhares e lugares, na certeza que nos fundamenta, segundo a qual nunca estamos sozinhos quando escrevemos e, de que a colaboração e o trabalho realizado em equipe é a proposta metodológica mais notável! Boa leitura! Tânia Cristina Meira Garcia Djanni Martinho dos Santos Sobrinho Tulia Fernanda Meira Garcia