ENTRE SABERES E FAZERES DOCENTES: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

SKU 65433
ENTRE SABERES E FAZERES DOCENTES: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

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9788547316785
R$ 57,00
R$ 45,60
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    • 1
      Autor
      SANTOS, NADIA FARIAS DOS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      157 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2018 Indisponível
    • 5
      Ano
      2018 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547316785 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      11/01/2018 Indisponível
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O livro Entre saberes e fazeres docentes busca compreender como os professores se posicionam frente ao ensino das relações étnico-raciais em sala de aula e às implicações de suas escolhas relativas à presença ou à omissão de conteúdos e metodologias que podem favorecer ou dificultar relações étnico-raciais saudáveis. Essa é a mola propulsora desta obra. A sociedade ainda carece da análise e da discussão a partir de dados concretos sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, posturas e atitudes assumidas pelos docentes na sua prática educativa. é nesse contexto que Nadia Farias dos Santos adentra no universo escolar, trazendo à tona a realidade da sala de aula e das práticas docentes. é possível, nesta obra, compreender a invisibilidade da população escolar negra e entender o peso que as instituições educacionais têm na reprodução e perpetuação do racismo ou a sua ruptura por meio de processos educacionais que valorizem as matrizes africanas e afro-brasileiras em todos os seus aspectos. A forma como os professores percebem as relações étnico-raciais incide diretamente na adoção ou não de conteúdos e metodologias que aproximem os alunos negros e não negros dos saberes essenciais a uma formação pluriétnica e multicultural que extrapole e supere a realidade monocultural, colonizadora e hegemônica que ainda domina o fazer pedagógico das escolas brasileiras. Oferecer uma forma de compreensão desse cenário e instigar os leitores a reavaliarem suas posturas e atitudes, com vistas ao rompimento e à superação do silêncio secular ou de seus ecos, é uma das formas de combate ao racismo estrutural e secular, reconhecendo a importante participação dos negros e negras na formação do povo brasileiro, de sua história e sua cultura.

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