Epistemologia na Formação de Professores: Estudos a partir dos Projetos de Curso de Licenciaturas no Brasil, é um resultado da pesquisa do GEPFAPe e convida o leitor a mergulhar em um campo de investigação essencial para compreender e transformar a educação brasileira. Resultado de pesquisas do GEPFAPe, a obra analisa como diferentes perspectivas epistemológicas orientam os cursos de licenciatura nas cinco regiões do país, revelando disputas de concepção que atravessam a formação docente. Estruturada em três partes, articula fundamentos teóricos, estados do conhecimento e análises minuciosas dos Projetos Pedagógicos de Curso, discutindo desde o papel social do professor até as influências de políticas globais e nacionais. Com base no materialismo histórico-dialético e na epistemologia da práxis, os autores defendem uma formação crítica, emancipadora e comprometida com a transformação social. Mais que um estudo, este livro é um convite à reflexão e à novas sínteses, provocando professores, pesquisadores e estudantes a repensarem os sentidos e os rumos da formação docente no Brasil.