Este livro é um precioso instrumento de reflexão sobre a prática de ensino da Língua Espanhola no Brasil. Podemos afirmar que os textos promovem o encontro entre docentes de várias instituições e suas experiências didático-pedagógicas voltadas para o ensino da LE, de forma que, mesmo indiretamente, temos um panorama das pesquisas e das práticas em sala de aula de diversas instituições de ensino superior no país. É instigante ver nas páginas deste livro a preocupação permanente dos docentes em desenvolver materiais que garantam um ensino de Espanhol mais contextualizado e próximo da realidade de seus alunos; além disso, os textos apresentam uma configuração didática que disponibiliza a outros docentes modelos de ensino que podem ser reaplicados e testados em diversos contextos. Para o docente em permanente formação, preocupado com suas práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino de Língua Espanhola, o presente livro é imprescindível, pois o colocará em contato, via artigos, com docentes críticos, focados em desenvolver estratégias de ensino/aprendizagem que garantam o sucesso daquilo que mais preocupa um docente de Língua Espanhola.