ESTILHAÇOS DE PAIXÃO E BELEZA: A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM A PAIXÃO SEGUNDO G.H. (1964), DE CLARICE LISPECTOR, E LES BELLES IMAGES (1966), DE SIMONE DE BEAUVOIR
ESTILHAÇOS DE PAIXÃO E BELEZA: A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM A PAIXÃO SEGUNDO G.H. (1964), DE CLARICE LISPECTOR, E LES BELLES IMAGES (1966), DE SIMONE DE BEAUVOIR
Esta obra se propõe a investigar a tomada de consciência em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, e em Les belles images, de Simone de Beauvoir. O principal objetivo é comparar as duas obras, demonstrando como se dá esse processo nas personagens protagonistas dos romances em questão, englobando desde a sua origem (hápax existencial), o decorrer desse processo, e em que aspectos essas personagens modificam seu modo de pensar a condição social na qual estão inseridas e a condição existencial feminina. As duas escritoras discutem nessas obras o sentido da tomada de consciência da mulher, ao mergulharem no processo de contestação de seus destinos diante de uma sociedade patriarcal, opressora e burguesa.