A obra oferece um embasamento teórico, com o recorte de diversos autores, acerca do processo de ensino e aprendizagem por aquisição de competências, também nos presenteia com temas sensíveis como avaliação por competências e evolui em uma abordagem prática do professor no seu cotidiano profissional de educador com desenhos diferenciados de procedimentos metodológicos e estratégias para abarcar esse modelo pedagógico e os desafios de ensinar no século XXI. A leitura, na ordem como os textos são apresentados ao longo da coletânea, nos faz navegar por um percurso que pode parecer turbulento e desafiador, mas ao mesmo tempo traz a perceptibilidade de que conectados, com empatia, solidariedade, sinergia, inovação, determinação e dedicação, é possível qualificar os itinerários da educação universitária, em busca de um processo de ensino e aprendizagem que seja significativo ao estudante. Os textos apresentados são resultados de pesquisa que abordam os desafios da formação continuada e da docência universitária. Ao longo da obra, o leitor de depara com aportes teóricos e dados que demonstram que a formação continuada contribui decisivamente para a qualificação do trabalho docente.