FORROBODÓ NA LINGUAGEM DO SERTÃO - LEITURA VERBOVISUAL DE FOLHETO DE CORDEL

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FORROBODÓ NA LINGUAGEM DO SERTÃO - LEITURA VERBOVISUAL DE FOLHETO DE CORDEL
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FORROBODÓ NA LINGUAGEM DO SERTÃO - LEITURA VERBOVISUAL DE FOLHETO DE CORDEL

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9788598271316 Páginas: 160Edição: 1 - 2012Ano: 2012Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 17.2 x 1.3 x 24ISBN: 9788598271316
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    • 1
      Autor
      Zenir Campos Alberto: Reis Indisponível
    • 2
      Editora
      LAMPARINA EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      160 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2012 Indisponível
    • 5
      Ano
      2012 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      17.2 x 1.3 x 24 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788598271316 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Uma literatura que encanta, mas é pouco divulgada e bem pouco estudada. Não há um acervo consistente da literatura de cordel, mas Alberto Roiphe vence essa dificuldade e constrói uma belíssima pesquisa entre palavra e imagem. Recuperando a capa dos folhetos como parte integrante da obra, ele estabelece um diálogo entre o ilustrador e a matéria textual, revelando o espetáculo dos confrontos que misturam festa e luta.O estudo da literatura de cordel não se limita a informações sobre a sua possível origem ou à sua configuração material. A leitura verbovisual é uma possibilidade de ampliar o conhecimento sobre os folhetos, observando que eles revelam características muito peculiares em sua constituição. Para isso é necessária uma leitura transdisciplinar, que se dá com o auxílio de Mikhail Bakthin, Roland Barthes, Câmara Cascudo e Mário de Andrade, entre outros, formando um verdadeiro forrobodó teórico.Alberto explica: "É na leitura de folheto de cordel que se conhece outro folheto de cordel. Esses folhetos, como se viu, se inter-relacionam por meio da forma como os personagens se exibem, por meio dos instrumentos que usam, por meio do espetáculo que provocam. . O efeito estético sobre o leitor se amplia à medida que não se limita somente ao gosto pelo espetáculo por meio do aplauso ou da vaia, mas experimenta, em meio à oscilação entre a luta e a festa, assim como fazem o poeta e o artista, possibilidades poéticas de escolhas, provocações, comparações, irreverências, contradições, descobertas. Sem limites."

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