O livro Fórum da EJA de Pernambuco: construindo direitos e fortalecendo a articulação pernambucana pela EJA em rede - um diálogo com Paulo Freire, da professora Mirian Patrícia Burgos, contém uma análise original e instigante de uma experiência - que já leva mais de duas décadas - de mobilização, articulação e organização por ações permanentes e sistemáticas em defesa da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.A obra propõe-se, a partir do registro detalhado da trajetória do fórum da EJA de Pernambuco e dos depoimentos de representantes dos diversos segmentos de governos e sociedade civil envolvidos, a analisar se e como esse movimento teve influência no direcionamento das políticas públicas para a EJA no estado de Pernambuco, na perspectiva da reparação, da equidade, da inclusão e da formação ao longo da vida para quem teve sua trajetória escolar interrompida.A autora, contando com o envolvimento reflexivo dos representantes de diversos segmentos que compõem o movimento, traça os caminhos percorridos pelos fóruns de Pernambuco e do Brasil e as perspectivas para as quais apontam, questionando a potencialização da sua dimensão transformadora e o impacto do seu projeto coletivo. A narrativa de Mirian Burgos parte da origem e caracterização desse movimento desde os anos de 1990, percorrendo a gênese do fórum da EJA-PE, o histórico do seu funcionamento interno (relações entre os diversos segmentos que o compõem) e as suas diversas expressões na sociedade, dando relevância aos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos à sua experiência.A análise empreendida focou em como ocorreu a sua organização e suas ações de intervenção; na identificação das dificuldades, contradições e limites vivenciados; e, também, em como tal experiência terá contribuído para o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade, nessa modalidade da Educação voltada para jovens (a partir dos 15 anos) e pessoas adultas que tiveram sua trajetória escolar interrompida.Esta é uma obra de referência e de estudo para quem se ocupa e preocupa - como docente, pesquisador(a) ou gestor(a) - desse campo de intervenção tão significativo para a efetivação do direito constitucional a uma educação de qualidade que não deixe ninguém de fora.Alvaro Pantoja LeitePedagogo social, doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto