Esse é o segundo volume de um livro de professores para professores. GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - VOLUME II é composto por um total de dez capítulos, mas antes de serem apenas capítulos reunidos, este é um livro organizado entre companheiros e companheiras que pensam suas realidades com o objetivo de se visualizar outros caminhos possíveis, com especial atenção à Geografia e seu importante papel no campo educacional. O conjunto de textos aqui presente é para ajudar a pensar outros rumos para a Geografia escolar e também a acadêmica, nos mostrando que é possível outra lógica que não aquela da Educação tradicional que assombra os processos de ensino e aprendizagem no Brasil. A atualidade deste livro está na própria proposta de se dar espaço e voz a jovens professores pesquisadores. Concepção que adotamos já no primeiro volume. O ensino de Geografia e a Educação se enriquecem quando passamos a escutar a palavra de docentes em diferentes contextos de atuação e visão de mundo. Acreditamos que cada leitor irá vislumbrar, para além das questões presentes em cada capítulo, outras talvez mais interessantes. Boa leitura! Gabriela Leonardo Victória