Esta leitura torna-se uma excelente fonte de conhecimento tanto para pessoas interessadas em compreender seu comportamento humano quanto para profissionais interessados em conhecer a Gestalt-terapia.Na busca pela descoberta de si mesmo, com todas as suas dores, medos, alegrias, memórias e entendendo que o homem é um ser singular e plural, carrega consigo valores da história de todos os homens nas relações interpessoais, valores estes que se enraízam na existência social. Sabendo-se responsável pela construção interna de nosso modo de ver, que muitas vezes não é nem meu, nem do outro, nem do imaginário, e tudo ao mesmo tempo.Assim, minhas escolhas se tornam um ato criativo e de coragem. Isto é, assumir a minha condição humana.