Os itinerários turísticos assumem um papel de destaque na organização da oferta turística e no desenvolvimento sustentável dos destinos. Atendendo à escassez de publicações sobre o tema, esta obra assume-se como um guia abrangente e prático para quem estuda ou trabalha no setor do turismo e pretende aprofundar os conhecimentos ao nível do planeamento, construção, comercialização, realização e avaliação de itinerários turísticos. Gerir itinerários turísticos é transformar recursos em produtos turísticos, garantindo não só a satisfação do visitante, mas também o bem-estar das comunidades autóctones. Esta gestão estratégica exige uma abordagem contínua e holística que, integrando procura e oferta turística, comunidades locais e setor público e privado, crie produtos bem estruturados, fundamentais para o crescimento equilibrado e responsável do turismo. Pelo seu caráter prático, ilustrado com vários exemplos de sucesso a nível nacional e um capítulo dedicado à metodologia de elaboração de itinerários turísticos, esta obra procura demonstrar que estes são produtos fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística, podendo afirmar-se como um elemento estruturante e um fator diferenciador de destinos turísticos inteligentes. · Conceptualização e contributos dos itinerários turísticos; · Classificação dos itinerários turísticos; · A implementação de percursos pedestres como instrumento de dinamização de itinerários turísticos pedestres; · Recursos afetos à elaboração de itinerários turísticos; · Metodologia de elaboração de itinerários turísticos; · Casos práticos; · Marketing-mix de itinerários turísticos; · As tecnologias de informação e comunicação na gestão de itinerários turísticos; · Os e-tinerários turísticos e a experiência turística inteligente.