GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO PAULISTA: A CARREIRA DOCENTE E O NOVO ENSINO MÉDIO

SKU 136525
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9788544420218
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    • 1
      Autor
      ANA LARA: ADAM, JOYCE MARY Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      262 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.6 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544420218 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Esta pesquisa tem como escopo a análise do projeto Escola de Período Integral (EPI), cuja asserção está voltada para a reformulação do modus operandi do Ensino Médio (por meio de jornada estendida, construção de projeto de vida, desenvolvimento do protagonismo juvenil), e o impacto das mudanças em seu bojo para a carreira docente. O termo carreira docente designa o modo como está organizado o processo de trabalho do magistério, no que diz respeito à remuneração, formação inicial e continuada, condições de trabalho e progressão funcional. Além da observação em uma instituição de ensino estadual de uma cidade do interior de São Paulo, que aderiu ao modelo de escola citado, são trazidos dados da operacionalização da docência em Guadalajara, na Espanha. O contexto espanhol é apresentado como possibilidade de enriquecer as discussões sobre políticas públicas voltadas para a valorização política e social do exercício profissional da docência. São problematizados os conceitos de profissão, profissionalidade e socialização profissional; destacadas as legislações educacionais brasileira, paulista e espanhola nos aspectos supracitados que tangem à carreira docente. Os resultados apontam avanços, como o estabelecimento da dedicação exclusiva e o complemento salarial, mas um longo e necessário caminho a ser percorrido no sentido de: efetuar as aspirações do novo modelo tal qual anunciados no plano escrito; dar suporte estrutural ao trabalho docente; os docentes construírem o caminho para a sua profissionalidade; compreender a necessidade de transcender metas/índices e mirar na aprendizagem.

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