HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: INSERÇÃO, APOGEU E DECLÍNIO DA ESCOLA NOVA

SKU 96040
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    • 1
      Autor
      CATÃO, ALVINAN MAGNO LOPES Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      241 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.5 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547335922 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      24/11/2019 Indisponível
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Este livro dedica-se à compreensão do processo de surgimento e desenvolvimento da psicologia da educação em Goiás, situando a inserção, o apogeu e o declínio do movimento da Escola Nova no estado, assim como as concepções, os discursos e as práticas psicológicas oriundas dele, sinalizando também a sua possível transição para um modo de pensar e fazer educacional de cunho tecnicista. É destinado tanto a psicólogos, que tenham interesse na história de sua ciência, quanto a historiadores e educadores, uma vez que se trata de um trabalho historiográfico que tem como objeto de estudo a psicologia da e na educação no Brasil. O livro está divido em dois momentos. No primeiro, apresenta-se um estudo histórico-bibliográfico descrevendo e discutindo a psicologia no Brasil, apontando a relação dessa ciência com a educação nos períodos colonial, imperial e republicano, e discutindo também alguns trabalhos mais recentes que contribuíram para a escrita de sua história nos diferentes estados da federação. Em um segundo momento, buscou-se descrever e discutir a história da psicologia em Goiás, orientando-se pelo viés da educação, desde o período colonial até 1962. Nesse sentido, inicialmente, foram descritas e analisadas as concepções, os discursos e as práticas psicológicas na educação goiana, anteriores ao advento da Escola Nova. Posteriormente, buscou-se descrever e analisar a psicologia em Goiás desde a inserção do ideário escolanovista até a sua consolidação em políticas de ensino, apontando também o seu declínio. E, por último, apresenta-se uma descrição e análise do percurso das concepções, dos discursos e das práticas referentes à psicologia da educação em Goiás no período de inserção do tecnicismo educacional, situando como aparecem as ideias escolanovistas.

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