INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA & A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO GEISEL - TENSÃO EM UMA PARCERIA HISTÓRICA (1974-1978)

SKU 43965
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    • 1
      Autor
      Nara Simone Roehe Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      196 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2017 Indisponível
    • 5
      Ano
      2017 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 1.1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788536268835 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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O estabelecimento da indústria automobilística multinacional deu-se na década de 1950, não somente através do esforço, mas também da disposição e da estratégia do Estado brasileiro. Seguindo o modelo desenvolvimentista, a criação do GEIA, em 1956, destacou-se como sendo a primeira legislação específica para o setor automotivo que estabeleceu as regras, assim como a concessão de estímulos e desestímulos para a instalação e atuação daquela indústria no país. No entanto, com as implicações políticas posteriormente ocorridas, o GEIA foi desmembrado e sua atuação, como instrumento legal, levada à inexpressividade.Por outro lado, após sua maturação no país hospedeiro, entre os anos de 1968 e 1973, a indústria automobilística se apresentou como um dos segmentos líderes e principais pilares da expansão econômica brasileira, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB nacional, cuja variação percentual no período consagrou o milagre econômico.Mas, frente à exaustão do crescimento interno acelerado e à crise internacional do petróleo, a partir de 1974, o governo Geisel adotou medidas restritivas preconizando a busca do saneamento econômico. Estas diretrizes do Estado, ao serem aplicadas, promoveram divergências entre os interesses corporativos daquele setor da indústria e os interesses nacionais do Brasil.Nesse sentido, depois de um momento de grande expansão e desregulamentação, o ajustamento da indústria automobilística às novas políticas econômicas causou um conflito entre o governo e aquele segmento que é considerado o motor da industrialização brasileira.

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