Inovação fundamentada em ciência: o nanoscópio óptico conta a história de desenvolvimento de um instrumento científico por um grupo de pesquisadores brasileiros que internalizaram uma tecnologia nascida no início dos anos 2000 e realizaram diversas inovações que culminaram na criação de uma empresa para a venda do chamado nanoscópio. A partir de considerações sobre os impactos da geração de nova instrumentação para a ciência, os autores narram como os pioneiros na pesquisa em laser e espectroscopia Raman no Brasil lançaram as bases para a construção de uma competência científica que culminaria na criação de uma plataforma tecnológica capaz de abrir um novo campo de pesquisa em nanotecnologia.A capacidade científica instalada, aliada ao estabelecimento de parcerias em engenharia, eletrônica, mecânica, automação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, gestão de produto e empreendedorismo, tornou possível a transição da tecnologia da academia para o mercado. A criação de uma spin-off acadêmica e todos os desdobramentos do desafio de se comercializar essa nova tecnologia são abordados de forma a explicitar acertos, erros e lições aprendidas que possam inspirar outros grupos aptos a trilharem um caminho semelhante. Acima de tudo, o livro descreve a complexidade de tal processo, que envolve financiamento paciente, infraestrutura e recursos humanos, elementos fundamentais para que uma nação seja soberana em ciência e tecnologia, rumo a uma indústria inovadora.O livro é destinado aos interessados nos impactos da ciência na sociedade, aos estudantes de graduação e pós-graduação, aos profissionais da área de inovação e ao público em geral. É de especial interesse a formuladores de políticas públicas em CT&I e empreendedores das tecnologias conhecidas como "hard sciences".