DEIA DE ESCREVER ESTE LIVRO NASCEU QUANDO EU ESTAVA FAZENDO UMA palestra sobre tecnologia para diretores de marketing e vendas de empresas. Discorria sobre os temas Martech e Marketing Cloud (vou abordá-los neste livro mais à frente), até que o diretor de marketing de uma grande empresa de bens de consumo fez uma pergunta que me chamou a aten-ção. Ele disse:"Ok, Fernando, entendi que existem tecnologias incríveis no mercado, porém eu ainda vejo empresas gastando milhões em tecnologia e inteli-gência artificial e, mesmo assim, entregando uma péssima experiência para seus clientes. Na sua visão, o que está faltando?"Eu comecei dizendo:"Daria para escrever um livro para explicar tudo que vem por trás (ou antes) da tecnologia: do pensamento analítico, passando pelo processo científico e pelos conhecimentos de modelos de propensão até a forma de gerenciar equipes, metas e incentivos..."Como eu disse, "daria para escrever um livro..."...e deu!Este livro tem como objetivo ajudar profissionais das áreas de marketing, pro-dutos e vendas, de todos os tamanhos e setores de empresa, em qualquer cargo, a crescer usando o poder da inteligência artificial para alavancar e esca-lar negócios. Isso inclui tecnologia e vai muito além, com orientação analítica, organização de times, incentivos, conhecimentos (mínimos) de estatística e até uma análise dos vícios no marketing tradicional e digital.Este não é um livro técnico para estatísticos ou cientistas de dados, e sim para profissionais de negócios aprenderem a usar dados com inteligência na tomada de decisões. O título do livro e a linha mestra do meu raciocínio são baseados em marketing, pois acredito que é onde há maior oportunidade de ruptura, o que chamo de "o começo do fim do marqueteiro tradicional". O con-teúdo aqui apresentado, porém, vai além, por dois motivos:A expansão do marketing: como outros autores já mencionaram em livros de marketing de Crescimento (growth Hacking1, em inglês), o marketing, hoje, deve ir além da atração e aquisição de consumidores e incluir ativação, uso, retenção, receita e recomendação. dentro das empresas, isso naturalmente passa pelas áreas de vendas e produtos. Quanto mais abertas são as fronteiras entre as áreas (departamentos) e maior o foco em unir dados com inteligência para resolver problemas do negócio, melhor. Uma das histórias que vou contar no livro é de um aplicativo de corridas de carro particular e táx