INTERFACE ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PROEJA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

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INTERFACE ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PROEJA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

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    • 1
      Autor
      JOSIANE COSTA: PAIXÃO, ANTONIO JORGE PARAENSE DA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      188 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1.2 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544418086 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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O trabalho da professora Josiane Almeida e do Professor Antonio Paraense apresenta elementos da história da Pedagogia da Alternância e suas concepções metodológicas e pedagógicas, especialmente no campo da avaliação do ensino e aprendizagem, enquanto proposta educacional para atender e compreender os estudantes, num sentido de lhes assegurar a formação humana. Pode-se observar que a proposta da Pedagogia da Alternância é associar as experiências científicas com o conhecimento popular, objetivando maior articulação entre escola, família e comunidade, ou seja, formar o sujeito do campo sem tirá-lo do seu convívio rural. Contudo, muitos desses desafios são pedagógicos e a Pedagogia da Alternância, visa a formação integrada dos filhos e filhas dos agricultores, que necessitam do trabalho agrícola. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a Pedagogia da Alternância no IFPA - Campus Castanhal, município do estado do Pará, e as metodologias avaliativas do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio profissionalizante, denominado PROEJA Agroextrativista. Estudantes e professores afirmam que os instrumentos de avaliação continuam não considerando a realidade histórica e cultural dos jovens do campo. Dessa forma, os autores apresentam proposta de avaliação do ensino e aprendizagem para o PROEJA, pois entendem que o aspecto pedagógico na Educação do Campo precisa avançar nessa direção

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