Instados a responder se seria possível derrotar o grupo Sarney no Maranhão, é muito possível que no início dos anos 2000 a resposta fosse não. A campanha de 2010 ao governo do estado sugeriu uma mudança no cenário que se concretizaria em 2014 com a vitória de Flávio Dino do PCdoB. Este livro mostra o passo a passo disso. O leitor encontrará ensinamentos preciosos para qualquer campanha, um guia para campanhas consistentes, persuasivas e eficientes.Fórmula infalível pode não existir, mas duas precondições marcam o ponto de partida para uma vitória eleitoral: um bom candidato e uma boa campanha. Onde um deles falha, as dificuldades podem ser insuperáveis.A pré-campanha, a pesquisa, o planejamento, a análise da conjuntura, a construção da imagem, a preparação para os debates, a agilidade para reverter um quadro inesperado, as estratégias de linguagem, a preparação do candidato até mesmo para a espontaneidade: está tudo aqui apresentado descritiva, mas também analiticamente.Juliano Corbellini, que acumula dezoito anos de experiência, lecionando, prestando consultorias ou coordenando campanhas, divide conosco as lições de uma campanha bem sucedida. O livro narra a construção da campanha que interrompeu um ciclo de 50 anos de um mesmo grupo no poder e, mais que isso, é um autêntico manual com observações teóricas e práticas para quem quer trabalhar com marketing eleitoral.