LINGUAGEM, CONHECIMENTO E FORMAS DE VIDA EM WITTGENSTEIN

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9786525016412
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    • 1
      Autor
      HILLESHEIM, VALÉRIO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      213 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525016412 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      25/01/2022 Indisponível
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A filosofia de Wittgenstein pensa a relação entre linguagem, conhecimento e a vida. Para entender como estão relacionados, linguagem, conhecimento e a realidade, o filósofo faz a análise dos usos dos conceitos em diversos jogos de linguagem. O tema do conhecimento e os problemas a ele atrelados são discutidos à luz do debate com o filósofo Moore. O conhecimento é analisado não mais como um produto puro da mente, mas é compreendido como construído, descrito e expresso na linguagem. Não há conhecimento sem linguagem. A forma como os conceitos de saber e certeza são utilizados tem relação com as formas de vida. Elas são a base e o fundamento para entender as causas e razões relacionadas a uma epistemologia regionalizada e contextualizada. Em Wittgenstein, não há mais uma epistemologia autorreflexiva e mentalista, mas discursiva e relacionada aos seus modos de utilização na vida. O conhecimento é pensável a partir dos limites da linguagem e não mais a partir de limites lógicos e transcendentais como em Kant, por exemplo. Eu chamo essa forma de analisar o conhecimento de epistemologia crítico-discursiva. Essa atividade filosófica analisa a gramática dos usos de conceitos epistêmicos, como saber e certeza, atrelados às formas de vida. Isso está diretamente ligado à ideia de que o significado está no uso. O significado está no uso e o uso é a condição de possibilidade de avaliação dos limites do significativo e do não significativo, do relevante e do irrelevante. A atividade filosófica é assim, crítico-terapêutica, pois visa a eliminar os mal-entendidos da linguagem em geral e das ciências em particular. Os problemas são resolvidos a partir da identificação das causas ou razões que estão presentes na sua origem e a origem de tais problemas está no modo como usamos a linguagem. Para clarificar a compreensão do significado, as perguntas podem ser: como são usados os conceitos? Quais as formas e regras que coordenam esse uso? As ações linguísticas realizadas estão imbricadas de que modo com as formas de vida? Esclarecer esse tipo de questão é uma forma relevante e atual de entender a relação entre linguagem, conhecimento e realidade.

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