O Marketing Olímpico é uma poderosa ferramenta de marketing promocional, institucional, turístico, ambiental, esportivo, cultural e urbano. Sob esse viés, podemos afirmar que a sua natureza é multifuncional, pois serve a diferentes propósitos. Tal diversidade faz do Marketing Olímpico uma multiplataforma. Seus principais agentes são o governo local, o Comitê Olímpico Internacional (COI), os Comitês Olímpicos Nacionais, as empresas patrocinadoras, as empresas apoiadoras, a mídia e os prestadores de serviços. Todos participam das ações de Marketing Olímpico e compartilham seus benefícios. A natureza estratégica do Marketing Olímpico é outro aspecto a ser ressaltado. Suas ações são direcionadas para negócios, mercados, produtos, serviços e marcas. Seu principal produto é o megaevento olímpico, com suas atrações internacionais, as cerimônias de abertura e encerramento e as premiações, além dos símbolos olímpicos, mascotes e logos. O Marketing Olímpico é uma plataforma criativa em constante movimento! Francisco Paulo de Melo Neto.