MEDIAÇÕES HISTÓRICAS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO - GÊNESE E DISPUTAS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES (RIO DE JANEIRO, 1930-60)

SKU CI1806
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9788598271415 Páginas: 456Edição: 1 - 2009Ano: 2009Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 14 x 2.8 x 23ISBN: 9788598271415
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    • 1
      Autor
      Maria Ciavatta Indisponível
    • 2
      Editora
      LAMPARINA EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      456 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2009 Indisponível
    • 5
      Ano
      2009 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 2.8 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788598271415 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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Mediações históricas de trabalho e educação é a expressão de uma síntese teóricometodológica de longa trajetória de pesquisa na área, em busca do método da crítica à economia política a partir da historicidade dos acontecimentos e dos sujeitos e das estruturas sociais da gênese e das disputas na formação dos trabalhadores. O sentido histórico-ontológico dado ao termo "mediações" envolveu o aprofundamento de outros conceitos, como a fotografia como fonte de pesquisa, o documento, a história oral, a memória e a identidade, a formação do cidadão produtivo, a educação politécnica e a formação integrada entre o ensino médio técnico e a educação profissional.O livro contém uma breve introdução sobre o presente como ponto de partida e a problematização da relação entre trabalho e educação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de encontrar procedimentos capazes de captar a heterogeneidade do real em seus recortes de espaço-tempo e em constante movimento. Nesse sentido, o presente é concebido como o momento de um processo histórico não concluído, aberto, suscetível de ser potencializado em sua própria objetividade, à qual pertencem as práticas sociais com capacidade de imprimir direção aos processos sociais. Seguem-se duas partes. A primeira aborda os conceitos fundamentais para a reconstrução histórica dessa relação: a história como processo e a história como método, tempo e periodização, as fontes de pesquisa, a fotografia como fonte histórica. Na segunda parte, além de tratar dos conceitos de mediação e particularidade, empreende-se a reconstrução histórica de mediações das políticas educacionais dos anos 1930-60: o capitalismo e a criação da "civilização do trabalho" no Brasil, a "escola do trabalho", a ideologia de valorização do trabalho, a produtividade do trabalhador e a técnica como um novo humanismo.

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