MEMÓRIAS EM DISPUTA: O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NA BAHIA (1980-2002)

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MEMÓRIAS EM DISPUTA: O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NA BAHIA (1980-2002)

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    • 1
      Autor
      SILVA, CÉLIA SANTANA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      138 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 0.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525116938 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      17/03/2023 Indisponível
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O texto Memórias em Disputa: o processo de interiorização dos cursos de licenciatura em História na Bahia (1980-2002), apresenta o processo de expansão do Ensino Superior no estado da Bahia a partir da implantação dos cursos de licenciatura em História nas Universidades estaduais baianas localizadas em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Alagoinhas. O marco temporal estudado foram os anos de 1980 a 2002. As fontes utilizadas para essa pesquisa foram de diferentes tipologias (orais, impressas e manuscritas). A metodologia privilegiou o cruzamento dessas fontes variadas, justamente para poder pensar nas versões sobre esse processo. Foram realizadas entrevistas orais com professores e professoras de História que ministraram aulas nos primeiros cursos de História na UESB, UEFS, UNEB e com estudantes de História, egressos das primeiras turmas das referidas universidades. Memória e experiência figuram nessa obra como categorias conceituais que nos permitiram compreender as disputas de memórias sobre um mesmo acontecimento. O texto está divido de modo a evidenciar as políticas do estado baiano que possibilitaram o processo de expansão do Ensino Superior. Apresenta o percurso dos cursos de licenciatura em História nas três Universidades baianas para identificar o perfil idealizado pelos projetos políticos pedagógicos dos referidos cursos. O livro aborda também as memórias e narrativas dos professores e professoras formadores(as) dos cursos de licenciatura em História, acerca desse processo de expansão e as narrativas dos egressos que fizeram parte das primeiras turmas dos cursos de licenciatura em História das Universidades estudadas. O objetivo é publicizar o estudo sobre a História do Tempo Presente ao enfocar as relações entre a formação docente e a cultura política num determinado espaço e tempo, além de apresentar indícios de como o Estado da Bahia e os sujeitos envolvidos lidaram com seus conflitos e dilemas acerca do processo de interiorização do Ensino Superior.

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