MÉTODOS DO BALÉ CLÁSSICO: HISTÓRIA E CONSOLIDAÇÃO

SKU C43679
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9788544403969
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    • 1
      Autor
      CASTRO, CAROLINE KONZEN Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      190 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1.2 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544403969 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Esta obra é resultado da minha dissertação de Mestrado e tem como objetivo investigar o processo de consolidação dos quatro Métodos ou das quatro Escolas de balé, de maior notoriedade no Brasil e no mundo, a saber: a Escola Italiana, da qual faz parte o Método Cecchetti; a Escola Francesa ou o Método Francês; a Escola Russa, da qual faz parte o Método Vaganova e a Escola Inglesa, da qual faz parte o Método Royal Academy of Dancing (RAD), renomeado, em 2001, como Royal Academy of Dance. Para alcançá-lo, foi efetuada uma pesquisa histórica sobre o contexto que levou tais métodos a se desenvolverem e se tornarem mundialmente conhecidos. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema, quando foram consultadas obras publicadas no Brasil e no exterior, predominantemente obras em língua inglesa. A partir disso, realizou-se uma pesquisa mais detalhada sobre o contexto de formação de cada método em questão. Verificou-se que escrever sobre a história do processo de consolidação dos quatro métodos mais conhecidos de balé, a saber, o Francês, o Italiano, o Russo e o Inglês implicou entendê-los sob as perspectivas social, cultural e política. Várias questões foram colocadas em debate como, por exemplo, o fato de o balé ter surgido e tomado relevância durante os séculos XVII, XVIII e XIX, em meio a todas essas perspectivas. O resultado foi a observação de um intenso diálogo entre as diversas singularidades e a consolidação de métodos cujos meandros enraízam-se no espaço político-cultural dos países que os conceberam.

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