MIGRANTES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO "NÃO ESCOLAR"

SKU 282703
MIGRANTES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO "NÃO ESCOLAR"

MIGRANTES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO "NÃO ESCOLAR"

SKU 282703
R$ 52,00
R$ 41,60
1 x de R$ 41,60 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      CACEMIRO, ZULMIRA FERREIRA DE JESUS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      163 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525073279 Indisponível
    • 10
      Situação
      Pré-Venda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/05/2025 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 52,00
R$ 41,60
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Cartão
Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
O objeto desta obra é a condição de vida de migrantes nordestinos, sob o enfoque do desejo de estudar e o modo de sobrevivência, que frequentaram a alfabetização "não escolar" na Vila do Areião, no município de Guarujá-SP. A realidade social desses sujeitos revela aspectos da produção da vida material, determinada por condições sociais, políticas e espirituais, que inibem a apropriação dos elementos culturais socialmente elaborados. A partir do estudo das narrativas dos migrantes sobre as vicissitudes do acesso e do não acesso à escolarização e de sua visão sobre as possibilidades de apropriação da leitura e da escrita, procura-se verificar, em contrapartida, se uma organização educativa não convencionalmente escolar, inserida no próprio espaço do sujeito, marcada por rupturas com os critérios rígidos do ensino formal, pode ser uma forma de inclusão social. A abordagem metodológica situa-se no âmbito da pesquisa-ação, consistindo na produção de relatos sobre as trajetórias de vida dos educandos e na realização de Rodas de Diálogos a partir dos depoimentos de alunos. Centrados na contradição entre o desejo de ler e escrever e suas reais experiências de fracasso (seja pela contingência de abandonar a escola, seja por sequer ter tido acesso a ela), os depoimentos, colhidos durante as atividades da alfabetização, deixaram aparecer situações reais de vida e de trabalho destes sujeitos. A utilização da Roda de Diálogo foi uma rica oportunidade para captar conceitos, crenças, sentimentos, atitudes, experiências e reações quanto às categorias levantadas. Os relatos são sistematizados a partir das categorias sobrevivência, trabalho e aprendizagem e analisados à luz de perspectivas críticas da Educação e suas relações com as transformações sociais. Espera-se que esta obra descortine novas formas de alfabetização mais concordantes com a realidade da grande maioria de jovens e adultos excluídos da leitura e escrita.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca