MUDANÇAS NO CURRÍCULO E NO ENSINO SUPERIOR

SKU 217480
MUDANÇAS NO CURRÍCULO E NO ENSINO SUPERIOR

MUDANÇAS NO CURRÍCULO E NO ENSINO SUPERIOR

SKU 217480
R$ 71,00
R$ 56,80
1 x de R$ 56,80 sem juros no Cartão
1 x de R$ 56,80 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      FILHO, LUIZ FÁBIO ANTONUCCI Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      176 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525044859 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      16/05/2023 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 71,00
R$ 56,80
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Cartão

1 x sem juros de R$ 56,80 no Cartão

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
O presente livro buscou investigar a implantação do processo de mudança curricular numa instituição de ensino superior, a qual se denominou currículo modular. Tal mudança teve como causa principal a construção de uma estratégia de redução de custos, capaz de viabilizar a sustentabilidade financeira da instituição em tempos de crise no ensino presencial privado. Por sua vez, a referida crise foi provocada pela expansão do ensino a distância e pela necessidade de adequação do papel do ensino superior a um tempo ágil e dinâmico, com forte tendência ao ensino na modalidade a distância. Tendo a hermenêutica como método de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores da referida instituição. Os resultados mostraram que, na compreensão dos docentes entrevistados, a efetivação do currículo modular na IES faz-se necessária pelos seguintes motivos: possibilita a permanência da instituição no mercado competitivo de ensino presencial; e reforça um currículo mais dinâmico, flexível e global, com a perspectiva da interdisciplinaridade e destaque para alguns elementos transversais. Contudo, a implantação desse processo de mudança curricular também trouxe interferência nas relações pedagógicas dos sujeitos envolvidos. Isso porque o currículo modular trouxe menos dias de aulas presenciais, maior carga horária de ensino pela modalidade virtual de aprendizagem, demissões de professores e funcionários, menor ênfase em competências e fundamentos teóricos, menor contato interpessoal entre os sujeitos envolvidos e um foco maior no ensino prático e profissional, voltado ao mercado de trabalho. Emergem do presente trabalho importantes proposições quanto ao ensino superior, tais como: a) a necessidade de elaboração compartilhada do currículo com maior participação dos envolvidos; b) uma maior capacitação docente para o enfrentamento das realidades do ensino na atualidade; e c) a consolidação da modalidade híbrida de ensino com utilização maior da modalidade a distância. Conclui-se que, de variados modos, as mudanças curriculares alteraram a vida institucional, assim como a vida pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos no processo institucional.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca