O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores

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    • 1
      Autor
      Bronckart: Paul Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      208 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2009 Indisponível
    • 5
      Ano
      2009 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788575910870 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/09/2009 Indisponível
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A Sociologia, a Psicologia, a Lingüística e as ciências da educação emergiram tendo como pano de fundo complexos debates sobre os modelos de referência e sobre a delimitação e a definição das unidades de análise de comportamentos, condutas, representações, signos, fatos sociais etc.Nesse contexto de início do século XX constituiu-se um amplo movimento transversal que postulou a unidade do objeto das Ciências Humanas/Sociais e que, conseqüentemente, propôs a articulação dessas disciplinas no quadro de uma "ciência do espírito e da sociohistória". Posteriormente chamada de Interacionismo Social, essa corrente sustentava que a problemática da construção do pensamento consciente humano devia ser tratada paralelamente à da construção do mundo dos fatos sociais e das obras culturais e considerava que os processos de socialização e os processos de individuação são duas vertentes complementares do mesmo desenvolvimento humano. Sustentava-se ainda que os problemas de intervenção prática (e principalmente as questões de educação e de formação) são centrais para qualquer ciência do humano e que, conseqüentemente, devia ser fortemente considerada a questão do agir humano em suas relações com o mundo físico, com o pensamento, com a organização social e com a linguagem.

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