O livro O Desafio Docente no Ensino Remoto nas Regiões Brasileiras tem como objetivo principal discutir os desafios enfrentados pelos professores com a adoção do ensino remoto. Embora o tema já fosse debatido antes da pandemia de covid-19, a implementação desse formato foi acelerada pela crise sanitária, sem o devido planejamento. Isso resultou em diversos problemas, como o aumento da carga horária dos professores e a falta de capacitação adequada para o uso eficaz das novas ferramentas digitais. Diferente do ensino presencial, o ensino remoto exige metodologias distintas e uma gestão de tempo diferenciada, o que gerou dificuldades para muitos educadores. Este livro propõe uma reflexão sobre essas mudanças e a importância de se adaptar a essas diferenças, sem a pressão de dominar imediatamente todas as ferramentas tecnológicas. Além disso, o livro busca comparar as tecnologias disponíveis e avaliar sua adequação aos planos de ensino propostos pelos docentes. O objetivo é promover uma análise crítica sobre a aderência dessas ferramentas ao contexto escolar e ao trabalho pedagógico no ensino remoto, oferecendo um panorama das lições aprendidas e das necessidades futuras para que essa modalidade de ensino seja eficaz e acessível a todos.