NESTE LIVRO ELAINE HONORATO ANALISA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO BRANCO, COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE A FORMA COMO ESSA PRÁTICA É DESENVOLVIDA ATENDE AO PRINCÍPIO LEGAL DA DIVERSIDADE CULTURALRELIGIOSA DO BRASIL. NA ANÁLISE LEVOU À COMPREENSÃO DE QUE O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA BRASILEIRA ESTÁ PRESENTE NA ESCOLA QUANDO O PROFESSOR NÃO PERMITE QUE SUA CRENÇA RELIGIOSA INFLUENCIE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. DO MODO CONTRÁRIO,FOI TAMBÉM OBSERVADO QUE O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA BRASILEIRA É RELEGADO NO MOMENTO EM QUE O DOCENTE FUNDAMENTA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA RELIGIÃO QUE PROFESSA. DO CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM O ENSINO RELIGIOSO NO SISTEMAPÚBLICO DE ENSINO, LOCALIZADO NO ESTADO DO ACRE, FOI CONSTATADO QUE AS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS TÊM TRAÇOS CARACTERÍSTICOS DA RELIGIÃO CRISTÃ. SUPÕE-SE QUE ESSES TRAÇOS TÊM FUNDAMENTO NAS ORIGENS HISTÓRICAS E CULTURAIS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, NOTADAMENTE ATRELADA À DENOMINAÇÃO CRISTÃ. DESTA FORMA, ESTES ELEMENTOS NO ENSINO RELIGIOSO NO ACRE POSSIBILITAM INSERIR NA ESCOLA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE FEREM O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA BRASILEIRA. COMO CONCLUSÃO, ESTE PRINCÍPIO PODE SER RELEGADO NA ESCOLA DEVIDO ÀS RAÍZES CULTURAIS QUE FORMAM A IDENTIDADE DO SUJEITO, E ESSA INFLUÊNCIA CULTURAL PODE NÃO OCORRER QUANDO O PROFESSOR CONSEGUE MANTER UMA NEUTRALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, RESPEITANDO AS CRENÇAS E AS CULTURAS PRESENTES NA ESCOLA.