O JOGO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSIÇÃO A PARTIR DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

SKU 199208
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    • 1
      Autor
      ISABELA NATAL: ORTIGARA, VIDALCIR Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      141 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525033617 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      06/10/2022 Indisponível
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Esta obra é resultado de pesquisa cujo tema é O jogo na perspectiva Histórico-Cultural: uma proposição a partir do Ensino Desenvolvimental. Objetivamos analisar as possibilidades de organização do processo de ensino na proposição davidoviana com vistas à apropriação pelos estudantes do conceito teórico de jogo. Realizamos um experimento formativo com tarefas e ações de ensino no intuito de que os estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental assimilassem os elementos constituintes do jogo e de seu conceito teórico. A organização do experimento solicitou estudo teórico dos pressupostos pedagógicos da teoria Histórico-Cultural e, em particular, do Ensino Desenvolvimental. Ademais, debruçamo-nos sobre os conceitos teóricos pertinentes ao jogo que orientaram a organização de ensino do experimento formativo. Nesse sentido, entre as obras estudadas, destacamos Nascimento (2014), Mahlo ([19--?]), Garganta (1998) e Coletivo de Autores (1992). Posteriormente, elaboramos a proposta de ensino em forma de organização de tarefas de estudo. A centralidade deste trabalho reside no experimento formativo. De modo geral, julgamos ter avançado no processo de compreensão do modo de organização de ensino davidoviano para o ensino da Educação Física. Além disso, podemos evidenciar alguns avanços a partir do experimento: emergência dos elementos constituintes da relação geral do conceito de jogo; manifestação de atuação consciente das crianças em relação aos elementos estratégicos e táticos; constituição pelos estudantes de abstrações com potencial teórico; agir racional dos alunos em relação às ações futuras no âmbito do jogo, o que expressa a formação de hábitos e capacidades de atuação coletiva.

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