O livro do sentido - Vol II

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9788534947268
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    • 1
      Autor
      Boff: Clodovis Indisponível
    • 2
      Editora
      PAULUS Indisponível
    • 3
      Páginas
      512 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 1 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788534947268 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/02/2019 Indisponível
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No volume I de nossa trilogia, fizemos a análise e a crítica da problemática atual do sentido. Foi uma parte prevalentemente negativa. Com este volume, entramos na parte mais positiva: onde está efetivamente o sentido. Se o primeiro volume se quis sobretudo analítico, o presente terá um forte teor especulativo, um talho fortemente reflexivo ou filosofante. É que a questão do sentido, por ser existencialmente determinante e tocar todas as dimensões da vida, pede um pensar fundamental e globalizante. Ora, um pensar assim só pode ser um pensar originário, como se quer toda boa filosofia. Pois como pensar o fim (telos), que confere sentido, sem pensar o princípio (arché), que dá base ao sentido? Como resolver a questão do princípio e do fim sem levantar a questão do transcendente, de que Deus é uma das figuras decisivas? Mas pensar Deus é fazer teologia, na acepção simples e mesmo etimológica de “discurso sobre Deus”. Portanto, o estatuto epistemológico de nosso trabalho é de tipo filosófico-teológico. É, grosso modo, filosófico como questão e teológico como resposta. E é teológico também por tratar inclusive do Deus da fé ou da revelação. Se quisermos, porém, situar nossa obra no quadro geral das disciplinas teológicas, seu lugar mais adequado seria o da “teologia fundamental”, pois, como consta dessa disciplina, nosso trabalho parte da problemática humana da busca de sentido, dissolve criticamente os falsos caminhos propostos e desenvolve teoricamente as aberturas racionais à proposta da fé.

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