O LUGAR DA MEMÓRIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA LEITURA PSICANÁLITICA

SKU A46557
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9788580422986
R$ 62,70
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    • 1
      Autor
      INÊS MARIA MARQUES Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      166 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580422986 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Do laço Educação - Psicanálise, das inquietações dos autores e de seus percursos de formação é que se inscrevem as inúmeras demandas do cenário pedagógico e viabilizam-se saídas para lidar com os efeitos dos processos inconscientes. Nessa perspectiva, a trajetória da memória educativa ocupa um lugar de centralidade nas pesquisas e produções acadêmicas dos autores. Movidos por esse percurso de produção, busca-se refletir acerca da formação de professores a partir de conceitos psicanalíticos, a saber, a transferência, o afeto, o narcisismo, dentre outros. Assim sendo, algumas interrogações emergem: Que efeitos a escrita da memória educativa provoca no sujeito-professor? De que forma o professor pode ressignificar a sua práxis em contato com sua história pessoal? Quais as implicações das marcas inconscientes no cotidiano escolar? Trabalho-psicanálise e trabalho-pedagógico: quais aproximações possíveis? Neste livro, os autores, enlaçados pelo fenômeno do inconsciente, transcendem a dimensão da formação de professores e situam o lugar da memória educativa, como dispositivo de pesquisa no cerne da constituição subjetiva docente. Dispositivo esse inspirado nos registros freudianos que expõem ser a escrita da memória um meio de falar e ouvir-se, ressignificando sua própria história. Desse modo, a importância de o professor reconhecer as inscrições da caminhada escolar, para compreender as marcas que o constitui, sinaliza que a escolha profissional apresenta-se muito mais para ser, do que só fazer.

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