Esse livro, dedicado e dirigido aos professores e a todos os que compõem equipes pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, propõe-se a apresentar uma prática avaliativa resultante da dissertação de mestrado "A prática avaliativa nas aulas de matemática: uma ação compartilhada com os alunos".Tornar o aluno parte intrínseca e integrante do processo de avaliação que ocorre em sala de aula é o objetivo essencial desta prática avaliativa, da qual se apresentam aqui os instrumentos avaliativos, sua fundamentação teórica e a forma como colocá-los em prática. Focalizam-se tanto a formação contínua de professores de Matemática como também as experiências vividas por três professoras, que atuam em diferentes séries do Ensino Fundamental e Médio e relatam suas experiências ao vivenciarem a aplicação desta prática avaliativa compartilhada com seus alunos e pais.O livro traz relatos de práticas em que o aluno é inserido no processo avaliativo e se sente protagonista de sua própria aprendizagem, revendo suas lacunas, propondo soluções e fazendo projeções para ações futuras.A prática avaliativa apresentada busca transparência e visibilidade, tanto para o professor quanto para os alunos, no sentido de promover a autonomia do aluno e a sua corresponsabilidade no processo avaliativo em sala de aula.