O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE A COMPLEXIDADE E A SIMPLIFICAÇÃO

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O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE A COMPLEXIDADE E A SIMPLIFICAÇÃO

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9788544404911
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    • 1
      Autor
      MARIA ELIZA ROSA: TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      188 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.2 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544404911 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Este livro apresenta os resultados de parte das ações do Projeto de Pesquisa "Desafios para consolidação de melhorias na organização e no desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de Professores", vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores" - INOVAEDUC, com apoio Capes e CNPq. O contexto de pesquisa foi uma Escola Pública Municipal de Educação Básica, e o objetivo foi contribuir com parâmetros para a organização dos contextos escolares, de forma que possibilitem aos professores assumir, de forma consciente e deliberada, a autoria e o controle de seu próprio trabalho. Nosso desafio foi responder como as condições do contexto de trabalho interferem na organização e no desenvolvimento do Trabalho Docente na EPEB estudada? Para isso, observamos encontros regulares de formação continuada dos professores, realizamos entrevistas narrativas com professores regentes de classe e com professores que compõe a equipe gestora da escola, e também analisamos o Projeto Político-Pedagógico da EPEB e a Lei Municipal que estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público do Município. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que, existe um quadro prescritivo sobre o trabalho escolar e sobre o trabalho dos professores que é contraditório na sua própria constituição, pois coloca em confronto e oposição as proposições legais e as condições de trabalho existentes em EPEB. As condições de trabalho representam um dos principais elementos levados em consideração pelos professores no planejamento e na realização de suas ações de trabalho. De maneira geral, os professores têm realizado suas ações de trabalho de forma aligeirada e simplificada/reduzida. A complexidade da maioria das ações escolares vem sendo negligenciada, em função da imposição de formas rápidas e inadequadas de sua realização, o que tem produzido uma representação pobre, reduzida e simplista dessas ações, aproximando-as mais da trivialidade e da mesmice.

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