OCUPAR ESCOLAS, OCUPAR TERRAS: COMO O MST TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

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    • 1
      Autor
      TARLAU, REBECCA Indisponível
    • 2
      Editora
      OUTRAS EXPRESSÕES Indisponível
    • 3
      Páginas
      472 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      23 x 16 x 3 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786587389332 Indisponível
    • 9
      Situação
      Disponível Indisponível
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Este livro é resultado de uma pesquisa científica e militante densa, de mais de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa engajada e realizada por uma intelectual orgânica conectada às lutas nos Estados Unidos que decidiu pesquisar as ideias de Paulo Freire no Brasil. Esta decisão levou Rebecca Tarlau a um mergulho nos processos de organização e educação popular no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Das incursões investigativas e das escutas dialógicas realizadas pela autora nasceu essa grandiosa obra.O mergulho investigativo permitiu a Rebecca Tarlau vivenciar as contradições sociais e sentir na pele a violência do Estado e do latifúndio nas ocupações, marchas e mobilizações do povo Sem Terra. Isso também contagiou a autora com a força e a vitalidade das lutas, levando-a a estudar as estratégias de luta do MST, sem anular as contradições e as limitações do movimento em sua atuação na luta política nacional.Ocupar escolas, ocupar terras: como o MST transformou a educação brasileira é uma síntese histórica e política a respeito de como o MST construiu uma proposta educacional aliada à luta pela terra e pela reforma agrária no Brasil. As reflexões contidas neste livro servem como referencial para pesquisadores, militantes e movimentos anticapitalistas, pensarem processos amplos de organização da classe trabalhadora, atuando nos processos de educação de instituições estatais, como escolas e universidades. Além disso, o livro nos faz refletir a respeito da autonomia dos processos formativos dos próprios movimentos sociais.

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