ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS CIRANDAS INFANTIS DO MST

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9786558910152
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    • 1
      Autor
      ROSSETTO, EDNA RODRIGUES ARAÚJO Indisponível
    • 2
      Editora
      EXPRESSÃO POPULAR Indisponível
    • 3
      Páginas
      272 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      21 x 14 x 3 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786558910152 Indisponível
    • 9
      Situação
      Disponível Indisponível
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O livro de Edna Rodrigues Araújo Rossetto relata estudo feito em duas Cirandas Infantis do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: a Ciranda Infantil permanente do Assentamento Dom Tomás Balduíno e a Ciranda Itinerante Paulo Freire do VI Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Seu objetivo foi trazer até o leitor os esforços ali realizados por uma educação emancipadora e integrada à vida. Investiga a organização do trabalho pedagógico analisando em que medida ele contribui para a formação das crianças numa perspectiva de transformação social.Mostra como em meio à precariedade, mas eivado de vontade política guiada por um projeto de superação social, emergem os elementos constitutivos de novas formas de organização do trabalho pedagógico. O estudo aponta que as Cirandas Infantis têm um papel fundamental na formação das crianças, que se desenvolve em alguns momentos mais organizados, em outros, menos, devido às condições materiais e às limitações da realidade vivida.Nesse processo, os meninos e as meninas vão se reconhecendo como sujeitos, fortalecendo sua luta e o pertencimento às causas sociais, uma vez que lutar e brincar fazem parte de sua vida e, brincando, chorando, rindo, pulando vão construindo uma educação emancipadora, protótipo de um novo projeto sócio-político. Em um momento em que o projeto sócio-político dominante, em crise, fortalece o individualismo e a meritocracia, os resultados aqui apresentados colocam - em momento oportuno - que não estamos condenados a viver tal projeto hegemônico e que outras formas de organização da educação podem ser construídas e exercitadas agora, apontando para novos horizontes de superação.

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