OS DOIS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DO CONHECIMENTO

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    • 1
      Autor
      KARL POPPER Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA UNESP Indisponível
    • 3
      Páginas
      800 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2013 Indisponível
    • 5
      Ano
      2013 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 3.9 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788539304981 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Escritos entre 1930 e 1933 por Karl Popper, os ensaios que compõem esta obra, até agora inédita em português, precedem e dão origem ao clássico A lógica da pesquisa cientifica. No livro, o filósofo identifica os dois problemas fundamentais queestão igualmente na base dos problemas clássicos e modernos da teoria doconhecimento - o da "indução" e o da "demarcação" - e busca reduzi-los a um único problema. Debruçado sobre o "problema da indução", que se refere à validade ou à justificação das proposições universais das ciências empíricas, Popper pergunta: "Enunciados factuais, que se baseiam na experiência, podem ser válidos universalmente? É possível saber mais do que se sabe?". E, voltando-se ao "problema da demarcação", concernente ao critério de demarcação científica, questiona: "Como se pode, em caso de dúvida, decidir se temosdiante de nós uma proposição científica ou 'apenas' uma afirmação metafísica?Quando uma ciência não é uma ciência?". Essa última não é questão meramente de definição ("O que é ciência?"), mas envolve o centro do que se deve entender como o saudável método científico, aquele procedimento responsável pelo impressionante progresso da ciência empírica. Este livro representa, enfim e acima de tudo, uma nova tentativa de soluçãodessas questões cruciais e entrelaçadas da metodologia e teoria da ciência, paralelamente à eliminaçãodos pressupostos não percebidos e não examinados que levaram à aparente insolubilidade dos problemas da indução e demarcação.

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