OS OLHOS DO MEU PAI

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9786588091944
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    • 1
      Autor
      BRAFF, MENALTON Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA REFORMATORIO Indisponível
    • 3
      Páginas
      160 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 1.4 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786588091944 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      03/11/2023 Indisponível
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O leitor está diante de um livro excepcional. São duas histórias. Uma, o resumo da outra, formada pelas epígrafes. A outra é a contada pela voz do protagonista, na linguagem preciosa das gentes simples. Com as repetições da coloquialidade, que o povo das fazendas usa para reforço de intenção. Cada avanço narrativo recupera o texto anterior, acrescentando uma nova circunstância. A boa técnica da disseminação e recolha, na narrativa. Como numa canção, que começa com um trio de cordas e ao qual vai sendo acrescentado o grito do violino, o langor do violoncelo e o susto do tímpano. Os diálogos entremeados no texto, se não são novidade desde o romance sinfônico, mostram a segurança do autor na condução da leitura. Ele conhece o leitor. Sabe das suas percepções. E as antecipa, nas metáforas muito bem escolhidas. Também percebo o uso de catacreses forçadas, à moda de Eça de Queiroz, que representam transposições - "a voz agachada", "a surdez dos pés inchados", "a brisa de lâmina afiada", "o chapéu ríspido". De novo a oralidade, na música do texto. O vaivém das lembranças, entremeadas dentro do tempo presente do enredo, é uma mimese das acrobacias mentais que naturalmente ocupam e dominam, contra nós, os nossos pensamentos. Nada é linear. E é nesses volteios, nas pausas, no silêncio do não dito, que se oculta o estorvo e a quebra da comunicação dos sentimentos. E nada é linear, mesmo. De tanto calar, de repente o coração se assoberba e a raiva assoma como correnteza de enxurrada. E de novo a música, agora dissonante, aparentemente confusa e tormentosa. Antecipação. Quem tem olhos de ler, lerá. O início já contém o fim.Esta é uma narrativa em vários tempos e em várias vozes. Falam mais alto um narrador que tudo vê e o protagonista que tudo vive - duas histórias dentro da mesma história, paralelas, tangentes, complementares. Tão profunda uma quanto a outra, enfeitadas da mesma enorme dimensão emocional. Afinal - e a escolha talvez explique muitas coisas dentro da história -, o nome Venâncio, em latim, significa "o que caça". Joaquim Maria BotelhoJornalista, escritor e crítico literário

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