O livro Passeando pelo pátio, da educadora brasileira Fernanda Cristina Falkoski é direcionado a crianças com surdocegueira e outras deficiências em fase de alfabetização. A publicação em formato inédito é resultado de estudos teóricos enriquecidos pela grande vivência prática da autora junto a alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial.Acessível a pessoas de todas as idades (com ou sem alguma deficiência) que tenham interesse em ler, o livro conta uma história do cotidiano infantil com personagens que conduzem o leitor a explorar os elementos encontrados em um passeio pelo pátio da escola. Além da escrita em português impressa em tamanho de fonte ampliado, para pessoas com baixa visão, disponibiliza o braile, para quem nada enxerga ou dele faz uso. No lugar das ilustrações em tinta, traz elementos mais próximos dos reais para serem tocados.A publicação vem acompanhada de uma caixa de antecipação, a qual contém uma série de itens que fazem parte do enredo da história. Esses objetos de referência, que têm a função de substituir as palavras, podem ser manuseados um a um e terem seus significados e conceitos associados antes mesmo de o livro ser folheado, fazendo com que a pessoa antecipe a compreensão do que irá encontrar pelo caminho.A surdocegueira é o conjunto simultâneo da perda auditiva e visual em diferentes graus. Afeta significativamente a comunicação, a socialização, a mobilidade, o aprendizado e a independência dos indivíduos com essa condição. Não há dados estatísticos fidedignos sobre o número de pessoas com surdocegueira no Brasil e no mundo. A inexistência desses números se deve, principalmente, ao fato de não haver uma real compreensão sobre o assunto."Não se trata de uma deficiência múltipla, ou seja, a soma da surdez com a cegueira, mas, sim, de uma condição única".Fernanda Cristina FalkoskiDIFERENCIAIS DA OBRANão se tem conhecimento de um livro de literatura infantil acessível publicado nesse formato. Existem livros táteis e livros em braille, mas não com as figuras em si, por isso se trata de um livro inédito. Resultado de estudos teóricos enriquecidos pela grande vivência prática da autora junto a alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial, é acessível a pessoas de todas as idades (com ou sem alguma deficiência) que tenham interesse em ler e explorar os elementos encontrados em um passeio pelo pátio da escola. Além da escrita em português impressa em tamanho de fonte ampliado, pa