Lean thinking ('pensamento magro') é um revolucionário paradigma de liderança e de gestão que através de ferramentas simples aplicadas por pessoas normais consegue resultados extraordinários. Uma organização lean procura continuamente identificar eeliminar todas as fontes de desperdício (muda), enquanto cria valor para todos os seus stakeholders. Nestas, o trabalho em equipa é um requisito e as pessoas contribuem voluntariamente com as suas ideias e sugestões no sentido da melhoria contínua.Hoje, o pensamento lean é aplicado a todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Esta nova edição começa pela caracterização do pensamento lean (princípios e conceitos), passando pela implementação da melhoria contínua nas organizações, seguindo-se a abordagem aos métodos e ferramentas lean. O sistema just in time e as suas componentes são abordados com detalhe. Segue-se a aplicação lean à gestão da cadeia de fornecimento e à liderança e desenvolvimento depessoas (kata e lean coaching). São ainda analisados o desdobramento e o alinhamento estratégico, através da aplicação de uma poderosa metodologia: hoshin kanri. A terminar, são apresentados vários estudos de caso, com as lições aprendidas, e o roadmappara a implementação lean thinking nas organizações. O livro é apoiado por um sítio online, onde o leitor poderá ter acesso a um vasto conjunto de materiais e anexos complementares ao lean thinking. Esta obra interessa a todos os líderes e gestoresde empresas, gestores de operações, engenheiros e pessoas com responsabilidades nas áreas da qualidade, melhoria contínua e otimização de processos. Pense lean, seja ágil.