Considerando sua prática pedagógica como docente nas disciplinas de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, em cursos de Graduação e Pós-graduação, a autora reafirma a necessidade de articulação e integração dos fundamentos filosóficos, epistemológicos, éticos, com as orientações metodológicas de caráter técnico-operacional, no sentido de revalorizar, de revitalizar, o papel da Metodologia ao longo do desenvolvimento curricular e da formação profissional. Abordando as atuais mudanças paradigmáticas e conceituais nas concepções de Ciência, de Currículo e de Aprendizagem, propõe, no âmbito da Metodologia, a construção de estratégias multidimensionais para o ensino e a pesquisa; assim, seja desenvolvendo o conceito de Mapa de Contextualização, seja reconstruindo abordagens tradicionais -Revisão de Literatura, Estudos de Caso, Relatos de Experiência - os textos ora apresentados trazem elementos importantes para a prática pedagógica e para a formação científica em diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva do Paradigma da Complexidade.