PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PRÁTICAS

SKU 136389
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9788544418444
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    • 1
      Autor
      ANA MARIA VILLELA CAVALIERI Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      224 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.4 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544418444 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Entre 2006 e 2017, 50 dissertações e teses foram elaboradas por jovens professores pesquisadores integrantes do NEEPHI - Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral - que reúne UNIRIO, UFRJ e UERJ. Em geral, investigaram escolas e programas educacionais da cidade do Rio de Janeiro e de municípios fluminenses, com prioridade, redes escolares públicas municipais e estaduais de Ensino Fundamental, o nível de ensino mais implicado nas políticas de ampliação da jornada escolar. Os textos desta coletânea foram selecionados entre aqueles apresentados por mestres, doutorandos e doutores do NEEPHI em dois dos mais importantes encontros da área da Educação no país, entre os anos de 2014 e 2016: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - e as Reuniões Anuais e Regionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Todos foram revistos e ampliados a partir das contribuições recebidas durante suas apresentações nesses eventos. Os artigos desta coletânea estão embebidos da compreensão que perpassa o NEEPHI, entendendo que educação integral sintetiza uma nova prática escolar, que atue para além da instrução, incorporando radicalmente as esferas da cultura, da arte, da educação do corpo e dos valores da cidadania, numa escola sempre aberta para o seu entorno em busca da construção de práticas e valores democráticos. Os 12 estudos publicados envolvem pesquisa documental e bancos de dados de amplitude nacional, que analisam aspectos gerais de programas educacionais de ampliação da jornada escolar, além de questões como currículo, avaliação e formação de professores, inseridas no contexto da escola de tempo integral: um grupo enfoca as concepções e fundamentos da educação integral em tempo integral; outro, suas práticas; e outro as políticas implementadas. Lúcia Velloso Maurício (UERJ/FFP)

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