Tendo como público-alvo executivos, gestores e empreendedores da saúde, este livro visa mostrar ao leitor como se dá o processo do planejamento estratégico para organizações da saúde. Para tanto, são apresentados exemplos de como organizações de saúde com diferentes escopos de atuação (público, privado, terceiro setor e modelos de negócio híbridos) aplicaram tais conceitos e metodologias de maneira bem-sucedida.Além disso, a obra resgata conceitos e teorias de planejamento estratégico e competitividade aplicados ao setor de saúde, e introduz o leitor a questões e metodologias de análise dos ambientes externo e interno da organização da saúde, na identificação das forças competitivas e o desenvolvimento de recursos que trarão competitividade à organização. Tais análises ajudarão os gestores a tomar decisões estratégicas tanto no nível das unidades de negócios, como dos grupos corporativos. Por todos esses motivos, Planejamento estratégico e competitividade na saúde é um livro indispensável para toda organização do setor de saúde que deseja se destacar em seu mercado de atuação e criar vantagem competitiva.SÉRIE GESTÃO ESTRATÉGICA DE SAÚDECom uma abordagem prática e objetiva, esta série traz publicações sobre os principais temas da área de saúde para profissionais e estudantes.A proposta de cada volume é discutir os tópicos tendo em vista uma gestão mais eficiente, e isso é feito por meio de um olhar intramuros, que considera a realidade dos ambientes hospitalares.Escrita em linguagem direta e acessível, esta série é fruto de estudos e da experiência de autores atuantes no mercado.