POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E QUALIDADE: DIÁLOGOS SOBRE O PISA

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    • 1
      Autor
      MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGÃO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      268 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.7 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544423691 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Não é de hoje que muito se discute sobre os vínculos entre currículo e avaliação. Mas nos tempos atuais, com o incremento mundial dos processos de avaliação em larga escala centrados nos resultados e das propostas centralizadas de currículo com metas para a avaliação, tais vínculos se mostram talvez mais significativos. Torna-se quase senso comum o entendimento de que o currículo deve ser expresso como um conjunto de metas de aprendizagem e descritores de conteúdos que orientem o processo avaliativo centralizado, na suposição de que, caso tais metas sejam cumpridas, é possível garantir a qualidade da educação. Redes políticas são construídas por articulação de demandas em torno das metas de aprendizagem, da busca de resultados educacionais, mas também para a elaboração de livros didáticos e organização de sistemas de formação inicial e continuada de professores, muitas vezes na esfera privada, voltados para a instituição de uma lógica de quase-mercado na educação. Também muito tem sido escrito sobre a falácia de tal interpretação sobre a qualidade, que tanto reduz a educação ao ensino, quanto reduz o currículo a descritores e conteúdos e a avaliação ao exame. Mas muito há para ser feito nesse campo. Mostra-se, portanto, altamente significativo um livro que teoriza sobre a avaliação na sua relação com a teoria curricular e que apresenta resultados de pesquisa sobre um exame em larga escala tão importante quanto o PISA. Este livro - Políticas de Avaliação Currículo e Qualidade: Diálogos sobre o PISA - é assim uma contribuição fundamental para entendermos o significado do PISA e seus impactos na produção curricular, mas, sobretudo, para a produção de outros discursos capazes de questionar as políticas curriculares atuais. Alice Casimiro Lopes

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