Por uma ética do cuidado: Winnicott para educadores e psicanalistas

SKU 215082
Por uma ética do cuidado: Winnicott para educadores e psicanalistas

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9786555068153
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    • 1
      Autor
      Almeida: De Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA EDGARD BLUCHER Indisponível
    • 3
      Páginas
      312 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 0.5 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555068153 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      11/04/2023 Indisponível
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Durante décadas psicanalistas reproduziram uma postura preconceituosa face à educação. A concepção de que o projeto civilizador se sustenta sobre a repressão e sobre o imperativo para que o sujeito sublima suas pulsões, implicava que toda educação seria repressora e contrária à ética da psicanálise. No entanto, a "hipótese repressiva", como a nomeou Foucault, deu lugar à compreensão de que o desejo e a sexualidade não são "naturais", mas o produto de configurações históricas e transformadas criativas frente ao instituído. Sándor Ferenczi e Donald Winnicott mostraram que uma educação psicanaliticamente orientada seria capaz de fornecer ao sujeito e à comunidade ferramentas para a emancipação da moralidade vigente. O livro que Alexandre Patricio de Almeida nos apresenta é fruto de extensa pesquisa acadêmica e de ampla experiência em educacional. Suas reflexões nos mostram a evidência de que pensar o sujeito dissociado do campo educativo seria regredir à uma psicanálise naturalista, ingênua e, portanto, estéril; assim como pensar a tarefa educacional desconsiderando a pulsão e o desejo implicaria tolher a capacidade criadora das nossas crianças e adolescentes. Daniel KupermannPsicanalista e professor livre docente do Instituto de Psicologia da USP

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