PRÁTICA PSICOLÓGICA EM INSTITUIÇÃO: DIVERSAS PERSPECTIVAS 2ª EDIÇÃO

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9788544412121
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    • 1
      Autor
      Ana Lúcia Francisco Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      194 Indisponível
    • 4
      Edição
      2 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.2 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544412121 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Os textos apresentados neste livro refletem sobre as práticas psicológicas clínicas realizadas por pesquisadores vinculados ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial da Universidade Católica de Pernambuco (LACLIFE) e professores colaboradores da linha de pesquisa "Prática Psicológica Clínica em Instituições", do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP. Dentre os referenciais epistemológicos e metodológicos destaca-se a perspectiva fenomenológica existencial na base da compreensão dos fenômenos e da intervenção clínica exercida por psicólogos. Contempla, também, a Psicossociologia Clínica e as ressonâncias do pensamento de autores como Hannah Arendt, Victor Frankl, Foucoult, entre outros, na proposta de práticas psicológicas. Nessa perspectiva, as clínicas-escola revelam-se como possibilidade de construção de conhecimento em ação, abrindo espaços para interrogar o saber/fazer instituído. Também a formação do psicólogo é objeto de reflexões e questionamentos, sobretudo em sua dimensão política, convocando-nos a um olhar mais amplo que acolha os desafios a serem enfrentados nesses novos contextos em que surgem demandas por ação psicológica. Demandas que implicam na inserção do psicólogo nas equipes multiprofissionais de defesa civil e nos campos do Trabalho e da Educação. Finalmente, em todos os textos apresentados, o que parece estar em jogo é a ação clínica em um processo ainda em construção. Ação clínica considerada como "cuidado", aqui compreendido como abertura originaria ao ser enquanto condição de estar lançado, cuidando da sua existência e encaminhando sua história.

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