PRESENTEÍSMO E TRABALHO DOCENTE

SKU P21401
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9788544404287
R$ 45,08
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    • 1
      Autor
      JUSSARA BUENO DE QUEIROZ: ALTOÉ, ADAÍLTON Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      138 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 0.9 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544404287 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Não sabe o CEP?
Nos últimos anos conheci muitos professores que, mesmo doentes, só faziam os procedimentos médicos durante suas férias ou nos recessos. É fato: mesmo adoecidos, continuamos trabalhando. As políticas que exaltaram a meritocracia como caminho para uma escola com bons resultados também estabeleceram mecanismos de punição aos que adoecem: há impacto na carreira, no salário e a responsabilização individual pelos resultados das avaliações externas. Essa responsabilidade foi sistematicamente sendo transferida para as escolas e delas para os professores, individualmente. Hoje, de fato, muitos colegas acreditam e sentem-se diretamente responsáveis pelo desempenho de seus alunos, independente do contexto em que a escola está inserida, assumindo uma carga que não lhes pertence, mas que continua com eles. Há hoje um forte sentimento de abandono; ficamos sozinhos enfrentando o aumento da violência no ambiente escolar, precárias condições de trabalho, o genocídio da juventude negra e pobre nas comunidades em que trabalhamos, o aumento da intolerância com a diversidade, salas superlotadas e propostas curriculares que não ajudamos a construir. Com a responsabilização do professor, o poder público se isenta de enfrentar os problemas estruturais da escola pública. E todos que podem a abandonam. A melhoria do poder aquisitivo de uma família é seguida da transferência de seus filhos para escolas da rede particular. Por outro lado, acredito que a opção pela docência guarda, em si, uma opção por contribuir, para interferir e ajudar a mudar o mundo de desigualdades e injustiças que temos. Este livro é uma importante contribuição para refletirmos sobre uma condição docente que fica silenciada e invisibilizada. Vale a pena a leitura. Vale a pena discutir cada ideia em nossos momentos de estudos e reuniões.

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