PROCESSO CRIATIVO DE TALENTOSOS: SUJEITO EPISTÊMICO, DIAGNÓSTICO E CONSIDERAÇÕES EDUCACIONAIS - COLEÇÃO EPISTEMOLOGIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - VOLUME 1
PROCESSO CRIATIVO DE TALENTOSOS: SUJEITO EPISTÊMICO, DIAGNÓSTICO E CONSIDERAÇÕES EDUCACIONAIS - COLEÇÃO EPISTEMOLOGIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - VOLUME 1
O livro Processo criativo de talentosos: Sujeito epistêmico, diagnóstico e considerações educacionais, analisa as características do processo criativo de alunos com indicativos de Altas Habilidades/ Superdotação. A obra traz em sua análise a tríade raciocínio lógico-matemático, moralidade e criatividade como formadores deste potencial criativo. Observa-se no decorrer dos capítulos que a capacidade de assimilar, selecionar e categorizar informações é tão importante para o processo de criação quanto a capacidade de agir cooperativamente e pensar com reciprocidade cada situação cotidiana, uma vez que a criatividade torna-se mais rica a medida em que o sujeito epistêmico se torna mais eficiente em observar detalhes e organizar informações de modo consciente, o que envolve a habilidade de interação interindividual autônoma.