Projetos de Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio não se trata de um livro didático ou de um livro teórico-metodológico de Modelagem Matemática, mas, sim, de uma obra que foi elaborada por pesquisadores e professores de matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que assumiram o protagonismo de elaborar projetos de Modelagem Matemática para diversificar e romper com o tradicionalismo das aulas de matemática. Professores estes que estavam incomodados com a maneira abstrata - sem considerar as realidades, as necessidades e os interesse dos alunos -, que ensinavam os conteúdos e conceitos matemáticos para os seus alunos nas escolas. A presente obra está organizada em três partes. Na primeira - quatro capítulos -, os autores apresentam reflexões e discussões sobre Modelagem Matemática. Na segunda - sete capítulos -, os autores apresentam sete possibilidades de projetos de Modelagem Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Na terceira - oito capítulos -, os autores apresentam oito possibilidades de projetos de Modelagem Matemática a serem implementados com alunos do Ensino Médio.