Projetos de Modelagem Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não se trata de um livro didático ou de um livro teórico-metodológico de Modelagem Matemática, mas, sim, de uma obra que foi elaborada por pesquisadores e professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar oportunidades para que outros colegas professores implementem projetos de Modelagem Matemática em suas práticas didático-pedagógicas. Projetos esses que visam a diversificar e romper o tradicionalismo das aulas de matemática, pois muitos conteúdos e conceitos são explicitados para os alunos nas escolas sem considerar suas experiências, necessidades e longe de seus interesses, ou seja, desconectados da realidade. A presente obra está organizada em três partes. Na primeira - cinco capítulos -, os autores apresentam reflexões e discussões sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na segunda - cinco capítulos -, os autores apresentam cinco possibilidades de projetos de Modelagem Matemática para a fase de alfabetização - 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Na terceira - nove capítulos -, os autores apresentam nove possibilidades de projetos de Modelagem Matemática a serem implementados com alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.