PRONARRAR: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL APOIO PARA ESCOLARES COM ATRASO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

SKU OL4078
PRONARRAR: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL APOIO PARA ESCOLARES COM ATRASO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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9788580425222
R$ 38,87
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    • 1
      Autor
      JÁIMA PINHEIRO DE: BRAGA, TANIA MORON SAES Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      70 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 0.4 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580425222 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Estudiosos do desenvolvimento infantil têm utilizado muitos recursos para analisar a produção escrita de crianças com dificuldades em relação a essa habilidade. Nessas análises, as maiores preocupações relacionam-se ao campo do ensino, já que as dificuldades para ler e para escrever são as mais evidentes manifestações de escolares com atraso no processo de alfabetização. Essas análises têm incentivado a elaboração de recursos que favoreçam as habilidades de leitura e de escrita. Esse é o contexto do PRONARRAR, um programa que visa favorecer o desenvolvimento da leitura e da produção de textos. Esse programa trabalha, ao mesmo tempo, as habilidades de leitura e de escrita e tem como foco as crianças com atraso no processo de alfabetização. O programa usa o gênero narrativo ou de histórias e tem como base o princípio da metatextualidade, isto é, ele possibilita que o escolar analise os aspectos que compõem o texto. Portanto, ao analisar a sua elaboração textual, o escolar tende a melhorar a estrutura dela, à medida que essa produção acontece. Optamos pelo uso do gênero narrativo porque ele parece ser o que mais possibilita a formação de um leitor reflexivo. De acordo com alguns autores, a familiaridade com a habilidade de narrar eventos coloca a criança em contato com um gênero textual que lhe será apresentado posteriormente, sem que ela saiba. À medida que é desenvolvida a capacidade de narrar fatos e eventos, essa habilidade se aprimora a tal ponto que a criança passa não somente a relatar experiências vivenciadas, mas também a recontar histórias e utilizar-se dessa capacidade para criar novos cenários e personagens. Por isso, a sua autoria começa a ser desenvolvida. Em função dessa estreita relação da criança com o gênero textual narrativo, muito antes de sua entrada na escola, optamos por trabalhar com histórias, no PRONARRAR.

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